quarta-feira, 2 de abril de 2014

Será que devemos mentir no dia 1º de Abril? As origens do Dia da Mentira









O dia 1º de Abril é conhecido internacionalmente como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Contudo, uma polêmica assola os cristãos todos os anos: está certo comemorarmos estes dias, fazendo brincadeiras com todos?

Origem do Dia da Mentira

A origem provável está na França, após a adoção do calendário gregoriano em 1564. O ano novo era comemorado em 25 de março em festas que duravam uma semana, terminando no dia 1º de Abril. O novo calendário, entretanto, estabeleceu o ano novo no dia 1º de Janeiro – mudança essa que não foi aceita por muitos franceses, que continuavam com a festividade na data antiga. Pessoas então passaram a ridicularizá-los, enviando presentes estranhos e convites para festas falsas.

O Pecado da Mentira

Ao pesquisar na Bíblia (NVI) podemos encontrar a citação da palavra “mentira” ou seus sinônimos 114 vezes. Um dos mais famosos versículos que cita a mentira é João 8:44:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”
Em todas as referências bíblicas, a mentira é algo que aquele que busca a Deus deve afastar-se.

O Dia da Mentira e o Cristão

Havendo então uma previsão bíblica que devemos nos abster da mentira, a brincadeira (por mais inocente que seja) do dia 1º de Abril é conveniente ao cristão?






FONTE: De Blog Marcia Valeria Web Rádio (http://marciavaleriawebradio.blogspot.com.br
















  







Nenhum comentário:

Postar um comentário